quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O BÁLSAMO DA PALAVRA....

Há dias, ao reler um sentido e singelo livro de memórias, escrito por um Homem , hoje na casa dos 80, a quem chamo de Padrinho e que é para mim uma das referencias da minha vida, enquanto criança, jovem e mulher adulta, deparo-me com um texto que traduz muito do espirito do Projecto O SONHO e que decidi aqui partilhar parte convosco porque vale a pena pensar nisto!!!

"Estava eu a falar de escritos e litaratices com um vulto destacado da cultura portuguesa, quando o meu ilustre interlocutor citou a seguinte frase: ..."ideias não faltam!!... o que por vezes rareiam são as palavras para adornar as ideias!...".
Na verdade, não é só para escrever que se anda, de vez em quando, de gatas á procura das palavras; é, também, quando nos esquecemos de na Hora H dizer umas "coisas" a quem precisa de as ouvir. Em suma: não são só as boas palavras como todas as outras, que vêm a propósito, são, muitas vezes, tão necessárias como o pão para a boca. Mas, cuidado, pois todo aquele que diz o que não deve, sujeita-se a escutar aquilo que não quer.
Há dias. um "velho" cruzou comigo. Tinha a barba grande, branca e mal cuidada. Balbuciou o meu nome e pediu-me umas moedas "para tabaco" que eu, um pouco abstracto lhe dei.
Caminhei, de seguida, pouco mais de cem metros, até entrar em casa. Levava, nos meus olhos, os olhos que me fitaram.Eu conhecia bem aquele olhar, camuflado entre o cabelo e as barbas que escondiam cicatrizes e os olhos sem vida, que mais pareciam dois ovos abandonados num ninho, mal cuidado. Levei a minha memória a recuar cerca de trinta anos, até fazer luz ao achado: - Era um antigo estudante, que veio "apanhado" da Guerra do Ultramar!
Acabei por me zangar ... comigo !... Que homem fui eu que não lhe dei uma palavra sequer, muito embora paliativa para um cérebro doente?...Dinheiro, só dinheiro!!... Há tanta gente que se convence que dar dinheiro é o mais importante e que depois pode urinar na cabeça de quem o recebe!...
Os dias foram passando com uma certa avidez da minha parte para reencontrar o moço e pedir-lhe desculpa. Entretanto meditei: "Se estive quase trinta anos sem o ver, será dificil encontrá-lo de novo, num curto espaço de tempo. Mas, como eu acredito nas coincidências, na força do pensamento, e que a telepatia, às vezes, nos toca, tudo pode acontecer!..."
...E o homem, precocemente envelhecido nos caminhos sinuosos da vida, surgiu-me , meia dúzia de dias depois!...
Conversámos largos minutos. Apertei-lhe os ossos do esqueleto mal coberto e recordámos o tempo em que ele era um famoso estudante ...
Depois de termos conversaso, pensei deste modo: "Agora sim!,,, A esse envelhecido homem de 52 anos, dei-lhe palavras e vi alegria nos seus olhos, nos olhos que, durante alguns momentos foram o fiel retrato daqueles que eu conheci num rosto de um estudante".
Não há ninguem que não tenha sentido na vida a falta de boas, amigas e sensatas palavras. O diálogo, a orientação, o estímulo ou uma simples saudação fogem, muitas vezes, de nós.
Acontece na familia, na escola, no emprego, na rua e até na amizade e no amor.
Assim, nunca mais na vida, hei-de deixar apenas com um sorriso nos lábios, os mais humildes e indefesos, à mingua de gestos e de PALAVRAS".

Que uma Palavra de carinho esteja sempre presente no caminho que percorremos.

Obrigada Padrinho pela tua eterna juventude , pela força, pelas Palavras de estímulo e confiança que tens dado ao Projecto O SONHO.

Sem comentários: