terça-feira, 4 de dezembro de 2007

A razão de viver

Na passada segunda-feira, e como é habitual, fui buscar ao infantário a minha filha Catarina, uma miúda linda de três anos e meio, mal cheguei ao hall de entrada comecei logo a ouvir a voz inconfundível da minha sobrinha Ana que, com os seus oito anos de idade, tem sido o orgulho de toda a família, tinha ela resolvido descer da sala de estudo para ir ter com a prima.

Aproximei-me um pouco mais e comecei a tomar sentido à conversa que decorria entre ela e uma senhora, que perguntava o nome à minha filha Catarina, como esta é possuidora de um atraso psicomotor acentuado, ainda não fala, pelo que lá respondeu na sua “linguagem” que só os pais entendem, ora a senhora olhando para as dificuldades apresentadas pela minha filha em falar, comentou com a minha sobrinha;

- A tua priminha ainda não fala? –

De imediato, respondeu a minha sobrinha;

- Não precisa, tem-me a mim para falar por ela.

A senhora, já um pouco corada, voltou a perguntar;

- Também ainda não anda sozinha, pois não?

Novamente a minha sobrinha lhe respondeu;

- Não, também não precisa e a senhora sabe porquê?

Fez-se um silêncio e, como não obteve resposta, lá acrescentou a minha sobrinha;

- A minha prima não precisa de falar porque eu vou estar sempre aqui para falar por ela, e, se ela nunca andar sozinha, eu vou estar sempre aqui para a levar onde ela quiser.


Felizes são aqueles que sabem ter sempre alguém que estará presente quando mais necessitarem.

À minha sobrinha Ana.

2 comentários:

teva disse...

Obrigada pela partilha de exemplo tão significativa. Temos tudo a aprender com as crianças! As lições mais simples e mais profundas...
O Sonho pode dar um passo muito à frente, penso eu, se houver interacção entre todas as idades, fazendo dele um espaço vivo e muito rico.
Um beijinho para essas crianças lindas!

Maria Rodrigues disse...

Obrigada Colega por partilhar connosco tão significativo exemplo de vida vindo dum coração puro.
E porque ACREDITAMOS que entre nós ainda existem muitas Ana's, vamos continuando a SONHAR...

Um grande beijinho para a sua sobrinha Ana.

A si caro colega um abraço SONHADOR.